Queda de aluguéis na Zona Sul reacende sonho de viver próximo da orla

A bolha imobiliária que assustou os cariocas nos últimos anos começa a dar sinais de enfraquecimento, sobretudo para quem busca um aluguel na Zona Sul. Só em Ipanema, os preços caíram mais de 10%. Os valores ainda não são os mais atraentes, mas a queda ocorre em todas as regiões da cidade.
Um levantamento divulgado nesta semana pelo Sindicato de Habitação do Rio de Janeiro (Secovi-RJ) demonstrou o que inquilinos já têm encontrado nas ruas: uma queda no valor da locação de imóveis em 14 de 18 bairros da cidade.

Esta redução é verificada tanto se forem comparados os preços de julho do ano passado a junho deste ano como também os de agora com os do mês passado.

De acordo com Leonardo Schneider, vice-presidente da Secovi-RJ, a queda se deve a dois fatores: a redução da demanda em vista da crise econômica e o desemprego, e o aumento expressivo da oferta no município.

“A convergência destes dois fatores num mesmo espaço de tempo levou a estes números. Há muitos imóveis para alugar, muito mais do que antes, e há também uma sensação de insegurança, ninguém sabe se vai conseguir manter o seu emprego. Isso gera uma retração no mercado”, explica Leonardo Schneider.
De 2014 para cá, a queda maior acontece na Zona Sul da cidade, onde a bolha imobiliária era mais visível, com preços fora do comum, muito acima do esperado. Por isso, vem de lá a maior redução no valor do aluguel.

“Alugar na Zona Sul no ano passado, ou há dois anos, era algo praticamente impossível. Os preços estavam impagáveis, mesmo imóveis que não estavam em bom estado”, diz a estudante de medicina Bárbara Carvalho, moradora de Copacabana. “Uma quitinete de 30 metros quadrados, por exemplo, não saía por menos de R$ 2 mil. Hoje já se acha por um preço mais em conta”, compara.

A experiência da universitária, que veio de Volta Redonda, no Sul Fluminense, para estudar na capital, é mostrada pelos números. A redução no valor do aluguel em Copacabana é de 7,25% em relação ao ano passado, e 1,10% em relação a junho.

Em Ipanema, foi ainda maior. A redução em relação a 2014 é de 10,20%, e de 1,31% em relação a junho. No Jardim Botânico, chama a atenção a queda nos últimos 30 dias, que foi de 5,30%, superior aos últimos 12 meses, quando a redução atingiu 4,58%.

“A redução foi maior na Zona Sul porque, de fato, estava mais cara”, explica Schneider. Os aluguéis na Zona Norte também caíram, mas a queda foi menor”, completaLeonardo Scheneider.

Gávea e Flamengo em alta

Na Zona Sul, apenas dois bairros apresentaram uma alta, bem leve, nos aluguéis na comparação feita nos últimos 30 dias. No Flamengo, foi de 1,23%; na Gávea, de 0,24%. Nos últimos 12 meses, no entanto, os dois bairros também tiveram queda significativa.

A redução na Gávea foi de 10,51%, e no Flamengo,de 8,46%. O corretor de imóveis Pedro Macedo tem uma explicação bem humorada para o caso: “São dados que mostram o sentimento do carioca. Viu quais são os bairros? Flamengo e Gávea. Têm a ver com o Mengão. Nos últimos 12 meses, estávamos preocupados com o time. Agora, com a chegada do Sheik e do Guerrero, os números já melhoraram”, brincou o corretor que, evidentemente, é torcedor fanático do Flamengo.

Se a tendência do time é subir na tabela do Campeonato Brasileiro, a dos aluguéis continua sendo de queda. “O aumento neste mês foi um ponto fora da curva. Mês que vem deve cair de novo”, aposta Macedo.
sistema para gerir salas aplicativo locação imóveis programa para controle casas app de locação para administradoras app para gerenciar de apartamentos sistema de gerir de administradoras aplicativo para gerenciamento para imóveis app para controlar para administradoras de condomínios programa gestão condomínios programa para gerenciamento administradoras de imóveis aplicativo para aluguel imóveis app para administrar salas app para controle para casas programa de gerenciar de salas app controle para casas sistema gestão de prédios programa gerenciamento para apartamentos sistema gestão para terrenos programa gerência para salas sistema para gerenciar administradoras de imóveis app para controle para administradoras sistema de gestão de casas sistema para administração para condomínios aplicativo gerenciamento administradoras de imóveis programa de controle de terrenos software gerenciamento imobiliárias app administrar para casas software de gerenciamento para apartamentos app controle imóveis app de prédios aplicativo controle de lojas aplicativo de locação de casas sistema de administrar para administradoras de imóveis aplicativo de gerenciar de administradoras de imóveis software locação de imóveis app de administradoras de imóveis aplicativo gestão programa para gerenciar administradoras de condomínios programa de aluguel para condomínios aplicativo condomínios app de gestão para terrenos app administrar administradoras de condomínios programa de locação imóveis app de controle lojas software de locação software de administradoras programa locação para condomínios app de gerência de casas app de administração para administradoras de imóveis app locação para imóveis