Mercado imobiliário ganhará novo fôlego em 2015

Os corretores de imóveis devem estar preparados para um ano melhor que 2014. Impulsionado pelo crescimento de 10% nas concessões de crédito, além de fatores como aumento do salário mínimo, confiança do consumidor e novas unidades do programa \"Minha Casa, Minha Vida\", 2015 trará novo fôlego para o setor imobiliário. Para aproveitar um ano oportuno como este, os compradores e corretores devem permanecer atentos as possibilidades do mercado, visando tirar bom proveito do cenário que estará favorável tanto para venda quanto para locação de imóveis.

Especialistas do mercado imobiliário destacam que o setor, através dos programas de investimentos que se popularizaram nos últimos anos, está se tornando cada dia mais sólido e tem se apresentado como a melhor alternativa para aplicação de estratégias que facilitam a comercialização de imóveis, já que o mercado conta com a liquidez da bolsa, uma administração profissionalizada e vantagens tributárias.

Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc), entidade que congrega 27 incorporadoras com capital aberto e de atuação nacional, o ano de 2014 foi de ajustes e em 2015 as compras devem voltar, mas com maior critério e cuidado por parte dos consumidores, que estarão mais preocupados em evitar dívidas.

EXPECTATIVAS

De acordo com as estimativas da Imoconnect (Imobiliárias Conectadas), empresa que desenvolve tecnologias para o mercado imobiliário, apesar do aumento de 0,5 pontos percentual na taxa básica de juros da economia (que saltou de 11,25% para 11,75% ao ano), as vendas de imóveis devem continuar em ritmo acelerado e o momento é favorável, uma vez que o setor fechou o ano de 2014 com participação de 9% do Produto Interno Bruto (PIB), totalizando R$ 200 bilhões em financiamentos. O montante é 10% maior do que os valores registrados no ano passado, segundo dados da Caixa Econômica Federal. Para 2015, a expectativa é um novo crescimento de 10%.

O classificado online de imóveis VivaReal, realizou uma pesquisa com seus anunciantes (corretores, investidores e construtoras) com objetivo de avaliar as expectativas para mercado imobiliário em 2015. Segundo o levantamento, que consultou 1.149 pessoas, 56% dos entrevistados acreditam que o valor dos imóveis ficará estável este ano, enquanto 25% acreditam que os preços devem diminuir e 15% consideram que o preço deve aumentar. A pesquisa questionou ainda o número de transações de vendas e aluguéis em 2015. Em resposta a essa pergunta, 38% dos consultados afirmaram que o número deve diminuir, 26% acreditam que deve aumentar e 33% acham que as negociações devem permanecer estáveis.

A análise, publicada na revista EXAME, trouxe ainda valores relacionados ao apetite dos compradores. Nesse quesito, 39% dos entrevistados disseram que o quantitativo de pessoas interessadas em comprar ou alugar imóveis deve diminuir. Já 30% dos consultados aposta no aumento dessa taxa, enquanto 28% acham que o dado deve ficar estável.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE), Sérgio Sobral, acredita que 2015 é um ano promissor. \"Estamos ingressando em um ano de oportunidades no setor imobiliário. Para os corretores, é hora de traçar estratégias e realizar boas negociações. Já o consumidor deve aproveitar as possibilidades de crédito, pois o ano será propício para efetuar a compra do tão sonhado imóvel\".
software para locação de prédios software para gerenciar prédios app gerência para administradoras de imóveis programa gerir administradoras programa para controlar para terrenos aplicativo controlar de administradoras app de controle condomínios software de locação para condomínios app aluguel condomínios programa de controlar lojas programa para gerência de condomínios programa para administradoras de imóveis software de administrar para condomínios aplicativo para aluguel de casas aplicativo para administração de apartamentos aplicativo controle imobiliárias sistema gerir salas aplicativo de locação condomínios aplicativo para controle para prédios aplicativo de gerenciamento de imobiliárias aplicativo de locação de prédios app para imobiliárias software de administrar para casas app administrar condomínios software para administração salas sistema para salas sistema gerenciamento condomínios sistema gestão de administradoras de condomínios software para gerenciar para apartamentos programa locação para casas app de gerir lojas app para gestão para prédios app para gerir de imóveis software para gerir de salas sistema para administrar administradoras de condomínios app gerenciamento imobiliárias aplicativo controlar para lojas software locação de salas app de gestão para prédios programa de controle de lojas programa de controle para imóveis sistema administrar para administradoras de condomínios app de gerenciamento para administradoras software administrar para condomínios sistema para gerir imóveis app para gestão de administradoras aplicativo de gerir para imóveis app de administrar imobiliárias aplicativo controlar apartamentos aplicativo gerência terrenos