Mercado imobiliário tem o pior mês de abril em dez anos

Do céu ao inferno: um dos setores mais aquecidos da economia vive agora um período de esvaziamento, silêncio e desemprego. Um levantamento feito pela CBN com base em dados do Ministério do Trabalho apontam o abril de 2015 como o pior em dez anos para o setor imobiliário. A diferença entre as vagas geradas e as demissões ficou negativa em 19 mil. Para se ter ideia, no mês de abril em 2005, há dez anos, o saldo era positivo em 35 mil vagas.
O resultado são os balcões vazios, telefones que quase não tocam. E os corretores trancafiados nos escritórios. O setor, que vinha aquecido por causa da alta demanda por moradia, mas perdeu força em meio à crise econômica, restrição no crédito e mudanças nas regras de financiamento. Edson Oliveira é corretor de imóveis há 13 anos e diz que nunca viveu um período difícil como está sendo 2015. Ele já avalia trocar de carreira.
Quem trabalha no setor diz que o movimento nas imobiliárias já vinha em queda desde o início do ano; no mês passado, um golpe de misericórdia: as mudanças no financiamento da Caixa Econômica Federal para imóveis usados afastaram ainda mais os clientes das lojas. Quem tinha o sonho da casa própria, passou a vê-lo tão mais distante que nem sequer ousa pesquisar preços. O corretor Carlos Alberto diz que tem feito no máximo três visitas com clientes por semana. Um terço do que já fez um dia.
A empresária Hamde Mohhamed tem duas imobiliárias em São Paulo. Ela conta que já fechou vagas e está se desdobrando para não demitir funcionários.
As imobiliárias maiores tentam driblar as dificuldades segurando os clientes que aparecem: diversificam as opções de bancos para financiamentos, oferecem consórcios ao invés de compras diretas e tentam convencer os proprietários de imóveis a baixar preços ou aceitar permutas como carro e outros imóveis como forma de pagamento.
Mas nem isso tem sido suficiente para aplacar a crise. O presidente da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, Marcelo Brognoli, diz a tendência se repete no país todo. Para se manter diante do baixo movimento, os empresários cortam custos, o que numa imobiliária, implica diretamente no gasto com pessoal.
O economista e comentarista da CBN Mauro Halfeld diz que o mercado imobiliário passa por um período de adequação e concorda que é preciso apertar os cintos.
Para quem estava acostumado com escritórios lotados e clientes disputando imóveis como em um leilão, o baque das vacas magras parece mais forte. E é preciso criatividade e paciência para encontrar a plantação que vai fazê-las engordar de novo.
sistema de gerir para administradoras programa de controlar imobiliárias software de gerência de casas software de gerir para condomínios sistema para gerenciamento prédios software para controlar administradoras de condomínios software gestão de lojas sistema para administração prédios software de administrar lojas aplicativo administração de terrenos sistema para gerenciar salas aplicativo de administração apartamentos aplicativo de controle para terrenos app administração para terrenos sistema para gerência de lojas aplicativo controlar de apartamentos sistema para administração administradoras de imóveis app para administração para administradoras sistema de casas aplicativo administrar para administradoras app para controlar apartamentos aplicativo para controlar casas sistema gerir de apartamentos software para salas app gestão de imóveis programa gerência de administradoras app para administração para prédios programa para gerir para casas sistema gerenciar de condomínios app de administração de lojas programa para gerência condomínios aplicativo de controlar de terrenos software para administrar imobiliárias aplicativo de aluguel salas programa para administrar administradoras de condomínios software gerência para condomínios aplicativo locação para prédios aplicativo de aluguel para administradoras software de gerenciamento administradoras de condomínios sistema de gerenciar para apartamentos sistema de administradoras de condomínios programa gerenciamento administradoras de condomínios app de gerenciar para administradoras de imóveis programa para controle salas software administrar imóveis programa administradoras de condomínios app para administração programa administração imóveis app para gestão lojas software de controlar salas