Vale a pena quitar as parcelas do contrato de financiamento?

A lógica do pensamento é simples. Vamos exemplificar 2 situações:

1 – Com a taxa SELIC atual em 14,25% ao ano, é normal encontrar aplicações de renda fixa com retorno de aproximadamente 1% ao mês. Se o seu contrato possui juros mensais abaixo do percentual de aplicação pago pelo mercado, não vale a pena quitar. É melhor deixar o valor aplicado com uma rentabilidade mensal em torno de 1%, ao invés de usá-lo para quitar um compromisso que cobra 0,85% ao mês, por exemplo.

O exemplo acima se aplica em contratos regidos pelo SFH (imóveis residenciais até R$ 750.000,00) cuja taxa de juros não pode ultrapassar 12% ao ano.

2 – Para contratos regidos pelo SFI (taxa de juros livre de mercado), usado em imóveis acima de R$ 750.000,00, comercias e terrenos, em alguns casos, está valendo a pena quitar. Se a taxa de juros mensal do contrato de financiamento for maior do que 1% ao mês, ou seja acima do retorno de aplicações de mercado, é prudente adiantar ou quitar parcelas do compromisso.

Além disso, quitar financiamento antes do prazo lhe dá direito a descontos sobre os juros, garantidos pelo artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor. Entre em contato com a instituição que concedeu o crédito para saber quais são as vantagens da antecipação. Se a redução for considerável, ficará atrativa a amortização ou quitação do contrato.

Em suma, você tem a opção de quitar ou não. Para tal, analise sua situação. Se for válido, amortize o necessário, caso contrário prossiga com o contrato.
software de gerenciamento prédios software de administração para administradoras de imóveis programa para aluguel para casas software de gestão de apartamentos sistema controle de casas sistema para gerenciamento imobiliárias software controle prédios programa locação imobiliárias software de locação de casas programa para administradoras de imóveis aplicativo de gerenciamento de condomínios programa gerir administradoras de imóveis sistema de aluguel para administradoras de condomínios software para administrar de administradoras app para gerência para administradoras de condomínios aplicativo de aluguel imóveis app de locação de imobiliárias programa de gerir para prédios aplicativo controle administradoras de imóveis programa gerência de administradoras de imóveis app gerenciamento para imóveis software para gerenciar de imóveis app gerir lojas aplicativo gerência de apartamentos programa controlar para prédios programa de gerência para salas app de administração terrenos aplicativo de administrar para administradoras de imóveis software de gerenciar de lojas aplicativo administração de administradoras de condomínios sistema para controle sistema para gerência casas sistema gestão de administradoras de imóveis programa para controle de prédios software de gestão terrenos aplicativo gerenciar para imobiliárias app para controle lojas software gestão para imobiliárias programa para administração condomínios programa de locação apartamentos sistema para gerir administradoras programa gerir condomínios programa aluguel para casas aplicativo para controle de administradoras de imóveis aplicativo aluguel imobiliárias sistema gerência condomínios software para controlar de imóveis aplicativo administrar de salas aplicativo para gerência para prédios aplicativo de locação de casas