Pagar IPTU à vista vale mais a pena que parcelar

As prefeituras já começaram a entregar ou divulgar o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2013. Quem tem dinheiro para pagar o tributo à vista pode se beneficiar dos descontos oferecidos. Na capital paulista, por exemplo, o cidadão que paga o valor total em uma única parcela tem 6% de desconto, já em Maringá (PR) o desconto chega a 15%.

\"Quem tem o dinheiro deve pagar à vista. Não há aplicações no mercado financeiro que compensem esse desconto. Não adianta pegar empréstimo para pagar à vista. Paga quem tem dinheiro. Quitar tudo de uma vez só é melhor, já que não teria a responsabilidade com as parcelas, evitando possíveis multas\", Márcio Chéde, diretor do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

A empresária Sônia Meiwald, 55 anos, moradora do bairro de Granja Julieta, na Zona Sul de São Paulo, prefere pagar o IPTU a prazo. Segundo ela, no começo do ano não sobra muito dinheiro por conta das demais contas do período, como o IPVA, por exemplo.

\"No ano passo passado paguei R$ 950 e estou esperando o reajuste. Sei que vai aumentar\", afirma a empresária, que sempre parcela no máximo de prestações possíveis. \"Acabei de pagar o do ano passado e já vai começar o deste ano\".

Quem não tem o dinheiro para pagar à vista pode parcelar. Em São Paulo é possível pagar o valor em até dez prestações, contanto que cada uma das parcelas seja superior a R$ 20. Consulte o site da prefeitura de sua cidade e conheça as condições.

O IPTU é um imposto calculado sobre o valor venal do imóvel, que é definido pela prefeitura e inferior ao de mercado. Sobre essa cifra é aplicada a alíquota vigente em cada município, que varia conforme o imóvel.
software gestão de imóveis sistema para gerenciar imobiliárias software gerir para terrenos aplicativo de administrar para administradoras software de gestão administradoras de condomínios programa locação de imóveis sistema administração de administradoras programa para controle de administradoras software imobiliárias aplicativo para gerenciamento administradoras de imóveis programa de administração para salas aplicativo para administrar para terrenos software gerenciar administradoras de condomínios app para controle terrenos aplicativo para gerenciar imóveis app administradoras programa de gestão para casas app de administração administradoras de imóveis app para locação condomínios software para administradoras de condomínios software controle para apartamentos programa de gerir imobiliárias sistema para aluguel aplicativo de gerir condomínios software para aluguel casas aplicativo de administradoras software para controle de administradoras de imóveis sistema para terrenos programa gerir para imobiliárias sistema de administração para salas software para gerenciamento de terrenos aplicativo de controle de administradoras de imóveis app de prédios app aluguel de apartamentos app para administração lojas programa para controlar de administradoras de imóveis aplicativo gerenciamento de lojas programa aluguel para terrenos sistema para gestão para terrenos sistema para administração de lojas sistema administradoras de imóveis software de gerenciamento de administradoras de condomínios aplicativo de gerir de imóveis programa para aluguel para apartamentos software de administradoras software administração de terrenos app de gestão administradoras de condomínios sistema gerenciar para salas programa para gerir imobiliárias