Mercado imobiliário de João Pessoa desacelera com crise econômica.

16/04/2015 18h20 - Atualizado em 16/04/2015 18h20
Mercado imobiliário de João Pessoa desacelera com crise econômica
Vendas caíram, mas ganho real subiu, segundo Conselho de Corretores.
Falta de confiança do consumidor é um fator que está afetando o setor.
Do G1 PB
FACEBOOK
O mercado imobiliário de João Pessoa está começando a ser afetado pela crise econômica que atingiu o país. Em uma corretora da cidade, a média de imóveis vendidos caiu de oito no primeiro semestre de 2014 para três neste ano. “O mercado paraibano está um pouco retraído. E não foge ao que está acontecendo atualmente no nosso país. Eu acho que a confiança, que se diminuiu muito no Governo, criou uma certa insegurança. Por isso que muitos investidores e muitas pessoas decidiram esperar um pouco para depois adquirir sua casa própria”, declarou o corretor de imóveis Alexandre Miranda.
O professor Arquimedes Pereira é um dos consumidores que estão sofrendo com essa retração do mercado. Com a chegada de uma filha e planos de aumentar a família, o apartamento de 80m² que ele mora ficou pequeno. Há um ano, ele decidiu vender o imóvel, mas ainda não recebeu nenhuma proposta. “Tivemos apenas uma visita. A gente imaginava que fosse ter mais visitas para ver o apartamento, mas até agora nada”, disse. Além de Arquimedes, outros dois vizinhos da família estão na mesma tentativa.

O setor da construção civil também está desacelerado e os projetos de novos prédios estão sendo adiados. “As principais mudanças foram no comportamento do consumidor. A gente sabe que deu uma diminuída no volume de vendas, então nós prorrogamos para 2016 alguns lançamentos que nós tinhamos para 2015, com uma possível melhora no mercado”, explicou o gerente comercial de uma construtora de João Pessoa, Fabrício Marsicano.
O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Jarbas Pessoa, reconhece que houve queda nas vendas, mas garante que também houve ganho para quem trabalha no setor. Ele destaca que houve uma diminiuição de janeiro a março de 2014 para o mesmo período de 2015, mas os números ainda indicam que seja favorável investir em imóveis. \\\"Nesse período de 2014, nós tivemos um ganho real de vendas efetivadas em torno de R$ 35 milhões. No mesmo trimestre de 2015, já aferimos um valor de R$ 48 milhões. É óbvio que houve uma mudança de preços, mas ainda tivemos um crescimento, diante da tal crise, na média de 5 a 6%”, detalhou.
Para o conselheiro do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), Irenaldo Quintans, a baixa no setor não foi muito grande. “É importante ressaltar que essa queda, em João Pessoa, é uma queda muito pequena. O mercado de João Pessoa continua girando por mês a mesma quantidade que girava no ano passado, de 450 a 500 unidades”, ressaltou.
Porém, ele reconhece que o mercado está sendo influenciado e enumera dois fatores que causam essa desaceleração. “O baixo crescimento do país, a baixa geração de renda e sálario e a insegurança que isso gera no consumidor têm afetado o mercado. Outro aspecto é a tendência de equilíbrio entre oferta e demanda. Nós passamos cinco anos produzindo muito e a equação oferta/demanda está bem mais próxima do equilíbrio. E isso faz com que haja um arrefecimento na velocidade de vendas”, explicou.
Vendas para estrangeiros
Como a principal causa do desaceleramento do setor imobiliário é a crise econômica do Brasil, uma saída é tentar vender para estrangeiros. “Nós moramos em uma excelente cidade do Brasil, em um estado maravilhoso, temos uma cidade que é considerada uma das cidades que têm uma das melhores qualidades de vida do país. Então nada melhor do que você usar essas estratégias para atingir o público de fora, não só o público de fora do nosso estado, mas também o público estrangeiro. Com certeza essas são estratégias que os profissionais da área imobiliária devem criar para atrair os clientes em potencial”, comentou Miranda.
programa de gerir de salas sistema gestão de imóveis sistema locação para apartamentos app de gerência de apartamentos software gerência de condomínios app para gerenciar de prédios app aluguel imobiliárias programa gerência de condomínios aplicativo gerir prédios programa para gerir imóveis app de gerenciamento para terrenos app de controle administradoras de imóveis software gerir para prédios sistema gerenciar para administradoras de imóveis software para gerenciar para imóveis aplicativo gerenciamento lojas app para controle de administradoras software de gerenciamento aplicativo para gerenciar de salas aplicativo de controle para casas aplicativo gerir de prédios programa para gerenciar de condomínios sistema para administração apartamentos software controle salas app para locação para administradoras de imóveis software de administração de apartamentos aplicativo gestão de administradoras de imóveis sistema administração aplicativo para gerenciar de apartamentos software para gerenciamento administradoras de condomínios app aluguel de casas aplicativo gerenciar para condomínios aplicativo controlar para condomínios aplicativo para gerenciamento de casas programa de aluguel de condomínios aplicativo gestão para administradoras aplicativo de gerência de condomínios software gerenciamento salas app gerência administradoras de imóveis app para aluguel administradoras sistema de gerência administradoras software de locação de imóveis software controle terrenos software para controlar para lojas app gestão de prédios programa para gerenciamento para administradoras de imóveis sistema de aluguel para prédios software gestão para salas aplicativo de controle para administradoras aplicativo de gerir lojas